A explosão da pandemia de COVID-19 em 2020 fez com que o e-commerce se tornasse um canal ainda mais forte para compras. Apesar de os sites possuírem essa potência, o WhatsApp também se tornou uma plataforma notória para consumidores de loja física. O aplicativo torna a compra mais pessoal e personalizada entre comprador e vendedor, mas é preciso ter cuidado para utilizá-lo de maneira correta. Por isso, vamos te mostrar 5 erros que vendedores cometem na hora de usar o WhatApp como veículo de venda.
-
1 – Não catalogar os produtos
Como é chato quando conversamos com uma loja pelo WhatsApp e fica aquela bagunça com várias fotos mal tiradas, né? Os produtos perdem a credibilidade e o valor agregado. Para isso, é muito importante que os itens estejam catalogados para um processo mais dinâmico, com fotos profissionais e clareza de estoque. Com o Zipper Shops é possível digitalizar o estoque de cada loja, facilitando para vendedores e compradores, acelerando as negociações e melhorando a comunicação.
-
2 – Não agregar valor ao produto
Todo produto tem o seu valor. Esse valor não é o preço a ser pago, mas sim o que ele pode trazer de benefícios para o cliente. Exemplo: ao comprar uma bolsa azul, como o cliente pode usá-la? Com quais peças do seu guarda-roupas combinam com esse item? Vale a pena comprar esse artigo? Para isso, vendedores devem estar engajados e precisam negociar da melhor forma com cada comprador.
-
3 – Fala robotizada e mal escrita
Às vezes conversamos com algumas lojas e a impressão que é passa é que estamos conversando com um robô, afastando o cliente de um possível diálogo. Também é preciso tomar cuidado com a escrita – pontuação, acentuação, gramática etc.
-
4 – Envio de mensagens aleatórias
Sabe aquelas mensagens mal construídas em quantidades enormes que recebemos das lojas pelo WhatsApp? Então, mensagens iguais para todos os segmentos de clientes não são bem-vindas. Toda mensagem precisa de uma linearidade e deve ser enviada de forma estratégica para os clientes. Na Zipper utilizamos a metodologia RFV para classificar os clientes em 3 pilares – recência, frequência e valor, categorizando os compradores em cada um desses segmentos, direcionando campanhas para cada um deles. Essas campanhas são construídas e distribuídas a partir do Zipper Ads com anúncios geolocalizados através de estratégias criadas para o varejo. Quer entender mais sobre RFV e sobre as nossas soluções? Acesse o nosso e-book.
-
5 – Demora nas respostas
O diálogo entre vendedor e comprador deve ser prático. O tempo de resposta do vendedor não pode ser muito alto, já que nesse período brechas se abrem para o possível cliente procurar uma loja concorrente e fechar o pedido com ela.